Com o
objetivo de estudar a biografia e as contribuições dos Cientistas às diversas
ciências decidimos propôr o Projeto GALERIA DOS CIENTISTAS FAMOSOS aos 1º Anos
A, B e C do Ensino Médio Vespertino.
Disciplinas envolvidas no projeto
Matemática, Física, Biologia, Química e Língua
Portuguesa.
Metodologia / Procedimentos
Ø Inicialmente será encaminhada a proposta do projeto
aos alunos das turmas do 1º ano do Ensino Médio para que fiquem cientes e
contribuam com suas ideias ao desenvolvimento do projeto.
Ø Em seguida os alunos se organizarão em grupos de 4
alunos, sendo que cada grupo ficará responsável por pesquisar um cientista que
poderá ser Matemático, Físico, Biólogo ou Químico. Cada turma irá produzir uma
revista e cada grupo utilizará no mínimo 3 páginas da revista.
Ø Os nomes dos cientistas serão sugeridos pelos
professores das disciplinas envolvidas e cada grupo sorteará um nome.
Turmas
|
Físicos
|
Matemáticos
|
Biólogos
|
Químicos
|
1º A
|
Albert Einstein
|
Pitágoras
|
Charles Darwin
|
John Dalton
|
Anders Celsius
|
Talles de Milleto
|
Fleeming
|
Dmitri Ivanovich
Mendeleev
|
|
1º B
|
Galileu Galilei
|
René Descartes
|
Gregory Mendel
|
Ernest Rutherford
|
Evangelista Torricelli
|
Carl Friedrich Gauss
|
Carlos Chagas
|
Marie Curie
|
|
1º C
|
Isaac Newton
|
Pierre Frédéric Sarrus
|
Osvaldo Cruz
|
Lorenzo Romano Avogadro
|
Lorde Kelvin
|
Leonardo de Pisa
|
Francis Crick
|
Niels Bohr
|
Ø Os grupos irão se organizar dividindo as tarefas e
indicando um componente para participar da capacitação na ferramenta My Ebook,
o qual posteriormente passará o aprendizado aos demais componentes do grupo em
horário que for conveniente aos mesmos.
Ø A capacitação na ferramenta será conduzida pela
professora Daniela Fontana Almenara (Física), com a colaboração dos demais
envolvidos no projeto, e acontecerá em horário contra turno. Nesse dia
cada turma receberá o login e a senha da revista que será cadastrada pela
professora Acima citada, já que todos os grupos trabalharão numa mesma revista.
Ø Após a capacitação cada grupo se organizará, fará
suas pesquisas e lançará o resultado na revista. Nessa fase os grupos poderão
agendar horário no LIE onde poderão trabalhar na revista e receber orientações
técnicas do coordenador(a) do LIE.
Ø As professoras envolvidas no projeto analisarão o
conteúdo lançado e pedirão as devidas correções ou farão sugestões caso seja
necessário.
Ø O nome da revista deverá surgir de sugestões feitas
por todos os envolvidos e decidido através de votação.
Ø As professoras e os colaboradores ficarão
responsáveis por organizar os dados da revista, o índice e a capa. Caso algum
grupo queira poderá sugerir ou construir a capa.
Ø Após finalização das revistas, as mesmas serão
postadas nos blog das professoras e no blog da escola, bem como serão
divulgadas através das redes sociais.
Ø O trabalho valerá 2,0 pontos em cada disciplina.
Cronograma
Atividades
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Apresentação do projeto aos alunos
|
x
|
||
Organização dos grupos
|
x
|
||
Sorteio dos temas
|
x
|
||
Oficina de Capacitação em My Ebook
|
x
|
||
Análise e correção dos textos lançados na revista
|
x
|
||
Organização de dados, índice e capa
|
x
|
||
Divulgação no Blog e redes sociais
|
x
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário