terça-feira, 27 de março de 2012

Projeto GALERIA DOS CIENTISTAS FAMOSOS


Com o objetivo de estudar a biografia e as contribuições dos Cientistas às diversas ciências decidimos propôr o Projeto GALERIA DOS CIENTISTAS FAMOSOS aos 1º Anos A, B e C do Ensino Médio Vespertino. 
Disciplinas envolvidas no projeto

Matemática, Física, Biologia, Química e Língua Portuguesa.
 Metodologia / Procedimentos 

Ø  Inicialmente será encaminhada a proposta do projeto aos alunos das turmas do 1º ano do Ensino Médio para que fiquem cientes e contribuam com suas ideias ao desenvolvimento do projeto.
Ø  Em seguida os alunos se organizarão em grupos de 4 alunos, sendo que cada grupo ficará responsável por pesquisar um cientista que poderá ser Matemático, Físico, Biólogo ou Químico. Cada turma irá produzir uma revista e cada grupo utilizará no mínimo 3 páginas da revista.  
Ø  Os nomes dos cientistas serão sugeridos pelos professores das disciplinas envolvidas e cada grupo sorteará um nome. 

  Turmas
Físicos
Matemáticos
Biólogos
Químicos
1º A
Albert Einstein
Pitágoras
Charles Darwin
John Dalton
Anders Celsius
Talles de Milleto
Fleeming
Dmitri Ivanovich Mendeleev
1º B
Galileu Galilei
René Descartes
Gregory Mendel
Ernest Rutherford
Evangelista Torricelli
Carl Friedrich Gauss
Carlos Chagas
Marie Curie
1º C
Isaac Newton
Pierre Frédéric Sarrus
Osvaldo Cruz
Lorenzo Romano Avogadro
Lorde Kelvin
Leonardo de Pisa
Francis Crick
Niels Bohr
Ø   Os grupos irão se organizar dividindo as tarefas e indicando um componente para participar da capacitação na ferramenta My Ebook, o qual posteriormente passará o aprendizado aos demais componentes do grupo em horário que for conveniente aos mesmos.
Ø  A capacitação na ferramenta será conduzida pela professora Daniela Fontana Almenara (Física), com a colaboração dos demais envolvidos no projeto, e acontecerá em horário contra turno.  Nesse dia cada turma receberá o login e a senha da revista que será cadastrada pela professora Acima citada, já que todos os grupos trabalharão numa mesma revista.
Ø  Após a capacitação cada grupo se organizará, fará suas pesquisas e lançará o resultado na revista. Nessa fase os grupos poderão agendar horário no LIE onde poderão trabalhar na revista e receber orientações técnicas do coordenador(a) do LIE.
Ø  As professoras envolvidas no projeto analisarão o conteúdo lançado e pedirão as devidas correções ou farão sugestões caso seja necessário.
Ø  O nome da revista deverá surgir de sugestões feitas por todos os envolvidos e decidido através de votação.
Ø  As professoras e os colaboradores ficarão responsáveis por organizar os dados da revista, o índice e a capa. Caso algum grupo queira poderá sugerir ou construir a capa.
Ø  Após finalização das revistas, as mesmas serão postadas nos blog das professoras e no blog da escola, bem como serão divulgadas através das redes sociais.
Ø  O trabalho valerá 2,0 pontos em cada disciplina. 

Cronograma

Atividades
Março
Abril
Maio
Apresentação do projeto aos alunos
x


Organização dos grupos
x


Sorteio dos temas
x


Oficina de Capacitação em My Ebook

x

Análise e correção dos textos lançados na revista

x

Organização de dados, índice e capa

x

Divulgação no Blog e redes sociais


x



Nenhum comentário:

Postar um comentário