domingo, 20 de maio de 2012

Queda dos corpos

Aplicativos sobre Queda dos Corpos

Abaixo serão listados alguns aplicativos disponíveis na web sobre queda dos corpos, onde é possível visualizar a relação entre grandezas envolvidas neste movimento, como aceleração da gravidade, velocidade, posição e tempo de queda. Também é possível diferenciar a queda dos corpos no vácuo ou no ar, quando a resistência do ar é desprezível (queda livre), e no ar quando há existência de resistência com o ar.


Galileu na Torre de Pisa
Este aplicativo demonstra a teoria proposta por Galileu Galilei na queda dos corpos. É possível visualizar que corpos de diferentes massas caem ao mesmo tempo de uma mesma altura se a queda for no vácuo ou quando a resistência do ar é desprezível.

Clique aqui para visualizar o aplicativo

O Paraquedista
Um paraquedista salta de um helicóptero parado no ar a uma certa altura, porém seu paraquedas não abre e ele cai em queda livre..

Clique aqui para visualizar o aplicativo

Bungee Jump
Nessa simulação um lutador de sumô e uma criança saltam de bungee jump de um prédio de 125m para demonstrar qual deles começa a esticar a corda primeiro.

Clique aqui para visualizar o aplicativo

Queda Natural
Nessa simulação Newton está debaixo de uma macieira como espectador e o usuário pode escolher uma das maçãs e modificar seus respectivos pesos para analisar o tempo e a velocidade de queda.
Clique aqui para visualizar o aplicativo

A Queda Desesperadora
Um homem gordo e um homem magro pulam ao mesmo tempo de um helicóptero a 800m de altura. Qual dos dois chegará primeiro ao chão?

Clique aqui para visualizar o aplicativo

As Bexigas
Em cima de um prédio existem duas bexigas nas mãos de duas pessoas. Essas pessoas abandonam as duas bexigas simultaneamente e veremos qual cairá em menos tempo, a primeira ou a segunda. A altura inicial é de 100 metros do solo. O usuário poderá escolher o volume de água das bexigas: a primeira de 0 a 100 ml e a segunda de 0 a 70 ml.

Clique aqui para visualizar o aplicativo


A discussão deste post traz tópicos históricos sobre a queda dos corpos, publicados no  livro “Curso de Física” de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário